Histórico do Curso

A Universidade Estadual de Montes Claros, no período denominada Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, criou o curso e Licenciatura em Matemática em 1968 e Licenciatura em Ciências em 1972 para habilitar professores para atuarem no ensino de quinta a oitava série. O Curso de Licenciatura em Ciências de Primeiro Grau teve o seu reconhecimento por meio do Decreto Federal no 77.506/76. Em 1978, em cumprimento ao Decreto Federal no 82.371/78, estes cursos foram unificados, passando a existir apenas o Curso de Ciências de Primeiro Grau - Habilitação em Matemática.

Diante da necessidade de professores capacitados para atuarem no magistério de segundo grau, em 1987 foi criado o Curso de Biologia, sendo este uma continuidade do Curso de Ciências. Com isso, os cursos de Matemática e Biologia tornaram-se independentes, passando a fazer parte de Departamentos específicos. Em 21 de setembro de 1989, foi promulgada a Constituição Mineira e para atender a constituição, a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) por meio do Decreto Estadual nº 30.971, de 09/03/1990, passou a ser instituição estadual denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

A Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, número 13 (CEPEx/ 96) de 05 de agosto de 1996, aprovou a reformulação do Curso de Ciências Licenciatura Plena em Matemática e Biologia e Bacharelado em Biologia e no mesmo ano a Resolução número 004 do Conselho Universitário (CONSU/96) de 26 de setembro de 1996 aprovou o funcionamento do Curso de Ciências Biológicas - Modalidades: Licenciatura e Bacharelado e autorizou o funcionamento para atender às necessidades da região norte do Estado de Minas Gerais na formação de professores de Biologia no Ensino Fundamental e Médio e formação de profissionais capazes de atuarem nas diversas áreas relacionadas à Biologia.

A partir de 1997 o Curso de Ciências de Primeiro Grau foi extinto de acordo com a Resolução número 004 do conselho Universitário (CONSU/96). Foram criados os cursos de Matemática e Biologia Licenciatura, posteriormente denominados Curso de Ciências Biológicas Bacharelado e Ciências Biológicas Licenciatura.

O curso de graduação Ciências Biológicas da UNIMONTES é oferecido atualmente nos campus Darcy Ribeiro em Montes Claros e em Unaí. Em Montes Claros são oferecidas as modalidades bacharelado (diurno) e licenciatura (noturno). O processo seletivo é semestral para bacharelado e anual para licenciatura. Em Unaí é oferecida a modalidade licenciatura (noturno).

As atividades de pós-graduação Stricto sensu em Ciências Biológicas foram iniciadas no primeiro semestre de 2006, período em que foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o curso de mestrado acadêmico em Ciências Biológicas.

O curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia, vinculado ao Programa Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) foi recomendado pela Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 3 em Junho 2011. As atividades discentes no curso de Mestrado foram iniciadas em outubro 2011.

Atualmente, as atividades desenvolvidas no PPGB têm apoio financeiro de diferentes agências de fomento e empresas de base tecnológica da região Norte do Estado de Minas Gerais.

O PPGB desenvolve atividades de pesquisa que possibilitam o desenvolvimento de produtos e processos inovadores e a formação de recursos humanos qualificados que priorize a inovação tecnológica, iniciativa que vai contribuir com a criação de novas empresas, disponibilizar profissionais qualificados para as empresas de base tecnológica e também com o desenvolvimento da UNIMONTES e da região Norte do Estado de Minas Gerais.

 

Contato

telefone38 3229 8342
email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coord.: Prof. Afrânio Farias de Melo Júnior
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.