Unimontes realiza primeira transferência de tecnologia para empresa de cosméticos

Neste dia 15 de junho de 2021 foi assinado o primeiro contrato de fornecimento de tecnologia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. A tecnologia é referente a um novo cosmético desenvolvido como projeto de dissertação de mestrado de Carla Patricia Andrade Costa sob orientação da Profa Dra. Vanessa de Andrade Royo do Programa de Pós-graduação Profissional em Biotecnologia em parceria com a KMMD Desenvolvimento e Pesquisa de Cosméticos Ltda - Minarvm, representada pelo Diretor Executivo Cláudio Diniz Pinto Leite.

TransferenciaTec

O cosmético desenvolvido é um creme facial com características antioxidantes e foi desenvolvido após vários testes com mistura de ativos importados que já são utilizados, mas de forma separada, o uso conjunto potencializou a ação antioxidante, com utilização de menores concentrações dos ativos. A elaboração de formulações que contêm ativos com propósitos diferentes pode agir, por exemplo, para prevenir o estresse oxidativo e como consequência desacelerar o envelhecimento da pele.

Segundo a professora Vanessa de Andrade Royo: "é muito importante para a visibilidade da Unimontes e do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, pois demonstra que trabalhamos em projetos que são de interesse para o mercado. Para isso é necessário conhecimento e muito estudo para o desenvolvimento de projetos inovadores, que são tão importantes quanto às divulgações científicas por meio de artigos e outras publicações".

A professora Vanessa de Andrade Royo agradece à Agência de Inovação, vinculada à Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Unimontes, pelos esforços para a criação da nova política de inovação que possibilitou a transferência da tecnologia desenvolvida. Agradece pelos auxílios disponibilizados durante o processo de desenvolvimento e aprovação do contrato nas instancias necessárias. Ressalta ainda a grande importância da presença da Agência de Inovação na Universidade, para estimular que novos produtos sejam desenvolvidos.

De acordo com o professor Dario Alves de Oliveira, membro da Agência de Inovação, além de contribuir com a Unimontes em sistemas de avaliação nos itens pesquisa, inovação e mercado, o desenvolvimento de tecnologias e o estabelecimento de contratos de transferência de tecnologia e de know-how como o supracitado, contribui com a interação do setor público com o setor privado. Os produtos gerados com o desenvolvimento de ciência e a tecnologia desenvolvida pela Universidade passam a ser utilizados para que o mercado possa ter produtos de qualidade, gerar riquezas, impostos e melhor qualidade de vida para a sociedade.

O professor Afrânio Farias de Melo Júnior, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, modalidade Profissional, afirma: "estamos trabalhando a inovação desde 2011 no programa, e estamos começando a colher os frutos na forma de novos produtos para a sociedade. Além disso, estamos em consonância com a política de inovação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)".

Para a professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, Coordenadora de Inovação Tecnológica, vinculada a Pro-Reitoria de Pesquisa: “A celebração deste contrato é um marco para a Unimontes! Trata-se da transferência de um conhecimento que nasceu do esforço de pesquisa da professora Vanessa de Andrade Royo, dentro de um programa de pós-graduação, o PPGB. Agora, do laboratório chegará ao mercado, obedecendo todos os trâmites da Política de Inovação da Unimontes. A Coordenadoria de Inovação Tecnológica comemora esse contrato e continua trabalhando para que a relação Universidade-Empresa seja cada vez mais exitosa dentro da Universidade, pois essa é uma grande oportunidade de expandirmos para além dos nossos muros”.

Claudio Diniz - CEO Diretor de Branding da Minarvmdiz: “É uma enorme satisfação para a Minarvm poder receber do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB, da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, a transferência de tecnologia. Foi um processo que envolveu dois anos de muita pesquisa e desenvolvimento. Então, temos muito a comemorar. Neste sentido, as estratégias de parceria entre Universidades e Empresas é um caminho que deve ser muito apoiado para ser trilhado com muita força no Brasil. Eu vejo neste tipo de cooperação um importante caminho para aumentar a competitividade pormeio do compartilhamento de informações, tecnologias, recursos, oportunidades e riscos. Assim, a universidade cumpre o papel de avançar com o desenvolvimento das ciências, formar profissionais qualificados e ainda gerar produtos e serviços que atendam às demandas da sociedade”.