Trabalho desenvolvido por acadêmica do PPGB contribui para a concessão da Primeira Indicação Geográfica de 2022

Mel de aroeira do Norte de Minas Gerais recebe Indicação Geográfica por suas características únicas e terapêuticas

O INPI publicou na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2665, de 1º de fevereiro de 2022, o reconhecimento do Norte de Minas como Denominação de Origem (DO) para o mel de aroeira.

O pedido foi apresentado ao INPI pelo Conselho de Desenvolvimento da Apicultura Norte Mineira em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, da Universidade Estadual de Montes Claros. O trabalho de solicitação de registro da IG envolveu a dissertação da acadêmica Débora Clemente Spyer.

A DO estabelece uma área de 64 municípios, nos quais existem condições edafoclimáticas particulares, bem como a presença da aroeira-do-sertão e suas relações interespecíficas, e o saber fazer dos apicultores, o que proporciona a produção de um mel com qualidades e características oriundas do meio geográfico.

Mais informações:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA